Altar Sagrado De Umbanda

sábado, 20 de agosto de 2011

São Cosme e São Damião nos Tras Alegrias Dentro da Umbanda..e Cura.

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou. repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixa vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino do Céu.--. São Cosme e Damião, rogai por nós.
São Cosme e São Damião
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitadas com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

Padroados: ¨ Farmacêuticos ¨ Faculdades de medicina ¨ Barbeiros ¨ Cabeleireiros
Protege: ¨ Orfanatos ¨ Creches ¨ Doceiras ¨ Filhos em casa ¨ Contra hérnia ¨ Contra a peste

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Esta com Problemas achas Não Jeito Procure a Religiâo e Escute um Conselheiro..


Temos na Umbanda os queridos pretos velhos que nos trais uma palavra de conforto e suas mandigas para que possamos ficar bem com deus e com nós mesmo..nada que uma boa prece e um descarrego com nossos guias de luz e de nossa fé..

Com Minhas Rezas e Mandingas Eu Posso Lhe Ajudar, Negros Velhos de Umbanda...


Vamos a umas mandingas para lhe ajudar e lembra-se nòs negros velhos trabalhamos com sua fé...mandinga para dor de cabeça, um pedaço de morim virgem na medida de sua idade escrever um credo no avesso do morim com lapis fazer um banho de arruda e quebra mandinga e joigar na cabeça com as ervas, enrolar a cabeça com o morim e dormir no dia seguinte pegar 8 roas brancas e levar na cachoeira, ao chegar abaixar a beira das águas e lavar a cabeça no sentido de traís para frente caindo dentro das águas com uma vela acesa para mamãe oxum, e ir rezando pai nss, av: Mª e sta Mª e oferecer a oxum e dizer assim como essa agua é corrente que leve essa dor de cabeça de mim para bem longe, uma OBS: apois o banho deixar toda as ervas dentro do pano e na cabeça para ir a cachoeira, uma vela de mel de 1/4º no dia antes e uma de cera para a beira da cachoeira. e boa sorte.. outra mandinga para afastar o olho grande que como os negros dis é a pior macumbá vc vai pegar um punhadinho miudo de sal grosso 3 galinho de arruda 1 figa de guiné outra de arruda pequenas, um vidro que de esses ingrediente dentro, apois colocar tudo ascenda uma vela de 7 dias azul e rezar o credo, se conhecer pessoas que você tem certeza que te inveja pense neles, apois isso vai deixando cair gotas da borras da vela na boca até fechar a entrada do vidro, apois isso amarrar uma fita azul clara e pendurar em um lugar de sua casa ou dentro de seu automóvel, ou comercio ou carregue dentro de sua bolsa, uma OBS: deixe esse vidro próximo a vela até queimar a vela é branca...

Para Os Umbandistas a Imagem de Oxalá é Jesus a Mesma que os Católicos Cultuam


Para Os Umbandistas a Imagem de Oxalá é Jesus a Mesma que os Catolicos Cultuam Na Umbanda Jesus é representado Pela imagem de Oxalá, No candomblé, O`sala é a divindade que criou a humanidade - por isso, ele se equivale a Jesus, uma das manifestações do Deus triuno do catolicismo (pai, filho e espírito santo). Além de ter modelado os primeiros seres humanos, Oxalá também inventou o pilão para preparar inhame e é considerado o criador da cultura material

Culto a Jurema (ARVORE )


Pensando na clientela, junte-se outros fatores que contribuiem para a presença da Jurema nestes diversos espaços religiosos. Para uma pessoa que esteja entrando em contato com a religiosidade afro-brasileira, a Jurema causa menor estranhamento do que o culto aos Orixás. As entidades são brasileiras e foram quando em vida pessoas do povo, as toadas são em português e tanto elas como as conversas com as entidades versam sobre problemas inerentes ao dia-a-dia: dinheiro, trabalho, sexo, amor, saúde, etc.. Isso em um contato direto, face a face, com um ser sagrado (os deuses e deusas). Além disso, dizem os fieis, os resultados dos trabalhos feitos com as entidades da Jurema, além de mais baratos, tem um sucesso mais rápido."Eu já sou mais apegado com a Jurema, sabe? Não sou muito apegado com Orixás não. Eu gosto mais do Orixá, mas na hora do aperreio mesmo eu procuro mais a Jurema. Não sei se eu sinto mais força na Jurema ou se é a questão que eles falam, né? Sabem conversar então o santo em si não conversa, o santo chega, faz o que ele tem que fazer e vai se embora. Então, pra mim, o santo não ajuda outra pessoa, só ajuda os seus próprios filhos. Agora, a jurema não, a jurema dá pra encarar de um modo diferente. Que ela.... você pede pra falar com um mestre, você concentra, chama o mestre, o mestre vai ver o que está acontecendo, as vezes não precisa nem falar, se é um bom médium mesmo. (..) Ele já fala o que é que tá acontecendo e o que precisa ser feito. Então é isso que me apega mais com a Jurema." (Filho de Santo)

A Jurema Ela é Usada Tambem na Nação..

Também o uso da bebida, que circula entre homens e seres divinos, todos bebendo de uma mesma taça, num crescendo de animação, promovidas pela própria bebida atrelada aos cânticos e danças e pelo contexto próprio, ou seja, um culto de religação como o mundo espiritual (e com tudo o que isso possa significar para cada um dos presentes), leva a mobilização da energia que faz de um aglomerado de pessoas um grupo. Nesta perspectiva, é de se ressaltar que é o Culto a Jurema entra como um dos elementos que atrai adeptos para os terreiros de Xangô e de Umbanda. Não é apenas o brilho das festas que atrai as pessoas para estas formas de religiosidade. A assistência prestada pelos encantados aos que a eles recorrem, já levou muitos católicos e mesmo protestantes a, em busca de alívio para as "mazelas do mundo", se tornarem juremeiros ou filhos-de-santo. Por outro lado, é nessa rotinização do pensar do grupo - os ritos - que os padrões de pensar e se comportar são passados para as pessoas que buscam o culto. A periodicidade com que acontecem, o fato de serem momentos de sociabilidade, faz das reuniões de Jurema a primeira instância de socialização dos grupos afro-brasileiros do Recife. É através dela que surge o sentimento de pertencimento que mantém as pessoas nos grupos. Ao nosso ver, atrair pessoas e manter vivo os grupos são o papel destas pequenas festas que são cada uma das reuniões de Jurema. Momento em que se vem fumar, beber e trocar idéias com os seres encantados do "outro mundo".


Os nossos indios do passado hoje vem na umbanda como caboclos e cabolas nos trazendo conhecimentos das ervas para a cura de nossos males, são um povo de vasto conhecimento nas curas pela ervas que até hoje a cabocla jurema como todos os outros caboclos fazem em nossa umbanda, quantas pessoas vão até um templo de umbanda para pedir uma reza e uma cura a esses espiritos guardiões das matas..okê caboclo, okê bamba eu clima, jureme o juremá, jureme o juremá ela vem com sua macaia com seu patua, sua flecha seubodoque seu tamandua quem é filho da jurema em um altar esta...que caboclo..

Na Jurema Também tem Fundamento de `Sango..


A literatura clássica sobre o Xangô do Recife, tende a colocar como distintas e incompatíveis o Culto à Jurema e o Xangô Tradicional. A tendência é tomar como um dos critérios para identificar o grau de tradicionalidade das casas de santo, a realização ou não de tal culto. Os que cultuam o panteão juremista são logo caracterizados como sincréticos (Umbanda e Xangô-Umbandizado). Entretanto, a literatura antropológica constatou de que a Jurema, mesmo que muitas vezes esteja discursivamente invisível, está presente em todos aqueles espaços religiosos. Mesmo nos Terreiros de Xangô mais tradicionais do Recife, alguns dos quais sem nenhum espaço ritualmente constituído para cultuar os espíritos da Jurema, estes reaparecem nas residências dos filhos de santo ou em terreiros afiliados (para os filhos que alcançaram a senioridade e abriram casas), recebendo culto de diversas formas. Desse modo, não podemos entender a Jurema como uma forma secundária de religiosidade ou prática mágico-curandeirística. Embora, não possua ela uma existência autônoma, ou seja, ela apareça quase sempre relacionada a outras formas religiosas como o Xangô e a Umbanda, vemos a Jurema como tendo uma importância fundamental dentro dessas formas de religiosidade. Nas conversas com o povo de santo, as pessoas falam que "A Jurema é quem dá o pão de cada dia", ou seja , é das consultas dadas pelas entidades e dos trabalhos por elas recomendados que vem grande parte do dinheiro para a manutenção da casa e de seus sacerdotes. Além disso, mesmo almejando iniciar-se no culto aos Orixás e/ou aprofundar-se em seus "fundamentos" (para os que já tenham se iniciado), a grande maioria dos pais de santo iniciam sua carreira espiritual consultando seus clientes e filhos com as entidades de Jurema. "Que a Jurema é quem traz para o Candomblé. Porque você não vai virar com (...) Oxum pra fazer uma consulta. Totalmente errado (...) Agora receber Pomba Gira, Exu, Luziara (...) Ela consulta o consulente e ele sai alegre e satisfeito. Mas já o Orixá, de maneira alguma. É uma coisa totalmente fina (...) Então a Jurema é mais tranqüila para esse

Discipolos da Jurema E`su no Verde Tambem a Outros..


Os discípulos pedem benção aos Juremeiros mais velhos na casa. Saúdam com benzenções a Mesa da Jurema e os artefatos dos Mestres. A Jurema é dita aberta. Os Senhores Mestres começam a chegar. Parece ser este o momento que todos esperam, a chega dos Mestres e, quando estes se forem, a presença das Mestras. É o momento das consultas que sempre têm clientela certa. Momento onde coisas sérias são tratadas com irreverência, sem que no entanto percam a gravidade e o apresso dos mestres e mestras, sempre prontos a ajudar a seus afilhados. Nos casos mais graves, entretanto, o mestre logo marca um dia mais conveniente, onde poderá realizar "trabalhos em particular". É assim que o mestre, traz os recursos financeiros necessários para a manutenção da casa de culto e do seu discípulo. As ocasiões de festa, os "toques de Jurema" ou "Macumbas", tem inicio com cantigas para Exu e em seguida para as Pomba Giras. Despachado os Exus, segue cantigas para Malunguinho e posteriormente para os outros Caboclos. Voltando os Caboclos para as suas aldeias, saúda-se a Sagrada Jurema e os mestres começam a chegar. Canta-se para que os mestres subam e inicia-se as toadas das mestras. Após a subida destas, uma Pai Nosso seguido de uma Ave Maria encerra o culto aos espíritos. Segue-se, então, os festejos com o Ajeum (comida profana), por vezes acompanhado de um "Coco de Roda" (dança popular).

Me de Licença Minha Jurema Meu Juremá Para seu Mestre Entrar


Em algumas casas as reuniões não ocorrem em redor de uma mesa, mas perto da "mesa/altar" onde encontram-se assentados os encantados da casa. Por vezes isso acontece pela falta de espaço no cômodo onde acontece a reunião, em outros casos deve-se ao fato do terreiro não possuir médiuns desenvolvidos, em número o suficiente para compor "a corrente" de uma mesa. Contudo as entidades são chamadas, quase sempre, na mesma seqüência quando as reuniões acontecem com os discípulos sentados ao redor de uma mesa. Orações e saudações feitas, canta-se para abrir a "mesa" e chamar os guias. Em algumas casas estes dão sua presença, afirmando que protegerão seus discípulos durante a realização dos trabalhos. Canta-se então para Malunguinho, o caboclo que pode vir como Mestre ou também como Exu. Para alguns ele é o verdadeiro Exu da Jurema. Em seguida canta-se para os demais caboclos do Juremá: Cabocla Aurora, Índio Tupi, Sete Flechas, Caboclo Guarací, os Tapuias e os Canidés, a própria Cabocla Jurema e seus "Capangueiros" do Além. Incorporando ou não eles são homenageados com toadas próprias. Subindo o último Índio ou Caboclo, é o momento de todos, exceto o juremeiro-mor, se prostrarem de joelhos no chão e pedir ao Juremá licença para entrar em seus domínios; é que os "Senhores Mestres" já vem chegando...

Na Abertura da Mesa da Jurema Temos a Esquerda e a Direita..




Outras entidades seguem o caminho aberto por seu Malunguinho e também se comunicam com os presentes através do corpo dos Juremeiros. Em Gilmar vêm o Mestre Junqueiro e a Mestra Paulina. Figuras consagradas dentro da "Sagrada Jurema". Uns ou outros vem, vez e outra, às reuniões semanais na casa/terreiro de Pai Gil no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul da cidade de Recife. Assim também é na casa de Pai Carlitos, no bairro do IPSEP, onde é a vez do Mestre Cibamba e da Mestra Severina tomarem a cena e comandarem os "trabalhos espirituais". Nos terreiros menores, como os supra citados, onde os pais de santo ainda lutam para conquistar um espaço de destaque no concorrido mercado religioso da cidade, são os mestres e outras entidades dos próprios pais de santo que fazem a cena das noites de reunião. Nos terreiros já consolidados, os filhos com "mediunidade desenvolvida", Jurema plantada e cidades assentadas dividem e compartilham com os seus "Padrinhos de Jurema" os trabalhos e consultas a serem realizadas. "Cada Jurema é uma Jurema"; existem muitas formas de se "trabalhar dentro da Ciência espiritual". Existem aqueles que realizam a Jurema de Mesa em seus terreiros. Os discípulos sentam ao redor de uma mesa, em cima destas alguns príncipes e princesas. Após louvar-se o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, exaltar-se a força da Jurema Sagrada e de outras Árvores encantadas, recitar-se uma oração Católica ou a "Prece de Cáritas", abre-se as sessões. Uma "Mesa" pode ser aberta "pelas direitas" ou "pelas esquerdas". Nas abertas "pelas direitas", só as entidades mais elevadas devem se fazer presentes: Caboclos, Índios, Princesas e Mestres que já estão "perto de subir", todas "entidades de muita luz". Incorporadas elas dão passes, receitam banhos de ervas e defumações, além de cantarem seus pontos, afirmando assim sua força na Sagrada Jurema. Quando se abre uma mesa "pelas esquerdas" qualquer tipo de entidade espiritual pode vir. Os trabalhos não precisam, necessariamente, visar o mal de alguém, contudo, aberto os trabalhos por este lado da "ciência", já é possível devolver aos inúmeros inimigos, que estão sempre a espreita, os males que estes possam estar fazendo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cachoeira sagrada da mamãe oxum




Águas límpidas e virgem de nossa mãe Oxum, onde todo ano os filhos vem para fazer a lavagem de cabeça e confirmar os batizados feitos na umbanda, com a presença de um guia do chefe do terreiro inicia-se os trabalhos a beira da casa sagrada da mãe Oxum, onde todos os fies se entregam em êxtase com toda a fé.a lavagem da cabeça dos filhos de santo é necessário para que se fortaleça a mediunidade do filho, para que o amanhã ele esteja preparado para ser um dirigente de um terreiro se for necessário, assim como na cachoeira devemos passar por outras obrigações de lavação de cabeça, Cachoeira umas das fontes mais importante dentro da nossa umbanda, pois nas águas da Oxum que fazemos a confirmação de nosso batismo e a nossa lavagem de cabeça, para que as nossas entidades com o tempo vai se afirmando em nossas cabeças, Oxum exemplo de amor doçura e bondade, Saravá umbanda umbanda saravá.

Lembre-se na Jornada da Vida Eu Estou Com Você Meu Filho..

Oxalá, meu pai, esteja sempre presente em nossas vidas pois vos és o criador de tudo, e eu fico feliz por encontramo dentro da umbanda, pois vóis é o pai presente e onipotente e estas em todos os lugares, que vos meu senhor possa dar forças a nossas entidades, para que elas possas com a força e a luz que vos da a elas, iluminar os nossos caminhos, pois eu sou sabedor que só o senhor tem poder, ilumina senhor todas as entidades de luz da umbanda para que com o caminho de luz que elas trilhar, seja também o nosso caminho do bem..
Oxalá é pai, papai e..oxalá é pai..papai e...OXALÁ MEU PAI..QUE ESTEJA SEMPRE ENTRE NOS., SAVE O SIMBOLO DA PAZ..Save a pombinha branca.da paz..
Estrela matutina, clareia ao mundo sem parar(bis) Estrela enclareou seu rei das flechas, que veio na raiz da orucaia, estrela enclareou seu ubirajara na umbanda re,re,re, re á..
Estrela matutina enclareou umbanda, enclareou umbanda, enclareou umbanda, enclareou todos seus filhos enclareou umbanda,enclareou umbanda, enclareou umbanda., SALVE AS ESTRELAS SALVE A MESA E SALVE O NOSSO GONGÁ, SALVE AS ESTRELAS DE UMBANDA QUE VEM AFIRMAR NOSSO WENDA.

Anjo da-Guarda.

Meu anjo da-guarda esteja sempre proximo de mim, iluminando meus pensamentos para que possa fluir só coisas e positivas, vocês sabiam que os anjos também aceitam velas coloridas, sim aceitam a cor de acordo com o nossos problemas. salve os anjos de quarda. salve nossos guardiões,
Com deus me deito e com deus me levanto na fé de meu anjo da-guarda que é o meu guardião..AMÈM